UPA 24h de Santa Maria é selecionada em projeto nacional de qualificação em urgência e emergência

UPA 24h de Santa Maria é selecionada em projeto nacional de qualificação em urgência e emergência

Foto: Beto Albert (Arquivo/Diário)

A UPA 24h de Santa Maria foi selecionada para integrar o Projeto Boas Práticas – Eixo Implementação de Melhorias, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital do Coração (HCOR), por meio do PROADI-SUS. No Rio Grande do Sul, apenas três unidades foram contempladas, sendo a de Santa Maria a única da Região Central do Estado.


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O projeto tem como objetivo qualificar o atendimento em três das principais linhas de cuidado relacionadas às maiores causas de óbito e incapacitação no Brasil e no mundo:

  • Síndromes Coronarianas Agudas (como o Infarto Agudo do Miocárdio)
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC – isquêmico e hemorrágico)
  • Sepse (infecção generalizada)


O projeto busca implementar fluxos que salvam vidas, asseguram diagnósticos mais rápidos e garantem que cada paciente receba atendimento integral, reduzindo incapacidades e mortalidade. Conforme a Irmã Liliane Pereira, presidente da Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas), a seleção da Upa de Santa Maria para participar de um projeto de qualificação comprova o compromisso da instituição com a saúde e a consciência

– Para nós, que gerimos a Upa, e para todos os colaboradores, é motivo de alegria ver nosso trabalho qualificado. Ser escolhidos reforça que estamos no caminho certo – destaca Irmã Liliane.

Como parte das ações, a unidade receberá no dia 24 de setembro, às 8h, a visita de monitoramento das enfermeiras do HCOR. O encontro contará com a presença de lideranças locais e da Secretaria Municipal de Saúde e incluirá dinâmicas, apresentações e momentos de troca sobre práticas de melhoria contínua.


Benefícios para a população

Com a participação no projeto, a Upa 24h Santa Maria passa a alinhar seus atendimentos aos protocolos utilizados nos maiores centros de saúde do Brasil e do mundo. Isso significa mais segurança, qualidade e resolutividade para os usuários do SUS, reforçando o papel da unidade como referência regional em urgência e emergência, como afirma a administradora da Upa, Andressa Pivotto: 

– Quando uma pessoa chega na UPA com um infarto, um AVC ou um quadro grave de infecção, cada minuto conta. Participar desse projeto é garantir que nossos profissionais tenham as ferramentas e os protocolos certos para agir rápido e salvar vidas. Para nós, não é só um reconhecimento do trabalho da equipe, é também a certeza de que a população de Santa Maria vai ter mais segurança e esperança nos momentos mais difíceis.


*com informações da assessoria da Sefas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Entre 43 maiores municípios, Santa Maria está entre as 20 com maior taxa de mortalidade por suicídio do Estado Anterior

Entre 43 maiores municípios, Santa Maria está entre as 20 com maior taxa de mortalidade por suicídio do Estado

Unidade de saúde Dom Antônio Reis realiza turno estendido nesta quarta-feira Próximo

Unidade de saúde Dom Antônio Reis realiza turno estendido nesta quarta-feira

Saúde